Guiame

Jovens cristãos no Reino Unido são os que mais contribuem com doações, diz relatório

Jovens cristãos no Reino Unido são os que mais contribuem com doações, diz relatório

Os cristãos comprometidos se destacam como doadores generosos, contribuindo em média £326 por mês – o equivalente a 10% de sua renda e quatro vezes a média mensal de doações no Reino Unido.

Os dados foram apontados no “Relatório de Generosidade da Stewardship para 2026”, publicado nesta quinta-feira (29).

O relatório também mostra que os cristãos comprometidos mais jovens são, proporcionalmente, os mais generosos entre todos os grupos analisados.

Padrões de doação

Em sua terceira edição, a pesquisa investiga os padrões de doação entre cristãos no Reino Unido, examinando como a fé influencia a generosidade e quais fatores moldam o comportamento de doação.

As 6.004 pessoas entrevistadas online em julho passado foram divididas em quatro grupos: entre elas, 1.356 são classificados como “cristãos comprometidos”, que frequentam a igreja e leem a Bíblia ao menos uma vez por semana.

O maior grupo, formado por 3.272 participantes, é descrito como “cristãos culturais” – aqueles que se identificam como cristãos, mas vão à igreja menos de uma vez por mês.

A pesquisa revelou que os cristãos praticantes de 18 a 34 anos destinam a maior proporção de sua renda às doações, alcançando 11%.

A média mensal de contribuição entre todos os cristãos apresentou uma leve queda em relação ao ano anterior, ficando em £116. Desse valor, £42 foram direcionados a igrejas, £30 a instituições de caridade cristãs, £19 a missionários cristãos e £25 a organizações seculares.

Para efeito de comparação, a média nacional de doações mensais no Reino Unido é de £72.

Princípio bíblico

A organização Stewardship aponta que, se todos os cristãos adotassem o princípio bíblico do dízimo – ofertando dez por cento de sua renda –, a doação média mais do que dobraria, alcançando £245.

Essa diferença, descrita como uma “lacuna de doações”, é algo que a entidade espera ajudar a reduzir por meio de suas orientações.

A pesquisa também identificou uma redução no número de cristãos que fazem doações motivadas por apelos urgentes: houve uma queda de 11% entre aqueles que contribuíram para instituições de caridade cristãs em resposta a campanhas emergenciais, iniciativas de arrecadação de fundos ou eventos.

A instituição de caridade sugeriu que isso refletia uma mudança de atitude mais ampla: “Aqueles que fazem doações pontuais estão cada vez mais dando nos seus próprios termos, escolhendo quando e onde contribuir, em vez de responder a apelos para doar.”

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.